5 passos para aumentar a autoestima | Lalaiá

5 passos para aumentar a autoestima

Publicado: 21/08/2017


A autoestima baixa é um problema que afeta o cotidiano de muitas mulheres, trazendo baixa confiança na hora de tomar até pequenas decisões, trazendo medo e incapacidade de acreditar em si mesma. Tais sentimentos podem afetar a vida social, profissional e afetiva, mas é essencial entender a importância da autoestima e aprender a se sentir mais confiante, pois este sentimento não precisa ser permanente. Separamos 5 passos que podem lhe ajudar a se sentir mais feliz e mais otimista. 


  1. Conheça a si mesma
    O autoconhecimento proporciona um entendimento único sobre si mesma, ao conseguir identificar hábitos e atitudes que você possui é possível estimular aqueles que são bons e corrigir os negativos. Uma atividade que você pode fazer quando tiver um pensamento negativo sobre si é responder a este pensamento como se uma amiga estivesse falando sobre ele para você, ou seja, o que você responderia se outra pessoa estivesse dizendo aquilo sobre si mesmo para você.

  2. Tenha um tempo para cuidar si mesma
    É muito importante que você reserve um tempo no seu dia para se dedicar apenas para você mesmo, mas fazer coisas que lhe deixam relaxada e feliz é uma ótima maneira de buscar uma autoestima mais elevada, para aprender a gostar de si mesma e se sentir mais otimista. Pode ser uma atividade física, como yoga, andar de bicicleta ou correr.

  3. Faça o que te faz bem
    Esse é aquele momento em que você vai fazer o que mais te faz feliz, seja aproveitar um dia com as amigas, olhar uma série ou filme, passear com o seu pet ou usar aquela roupa que faz você se sentir linda. Nesta etapa o essencial é você fazer algo que lhe traga prazer, que você possa olhar e pensar que aquilo lhe faz bem e feliz.

  4. Acredite no seu potencial
    A baixa autoestima pode afetar o seu dia a dia no trabalho ou na faculdade, trazendo insegurança nas atividades que você exerce. Procure focar e lembra-se de todas as suas conquistas diárias, mesmo que elas pareçam pequenas é possível que tenham grande impacto na sua forma de pensar. Portanto, valorize todas as metas que você tenha atingido no decorrer de sua vida e no seu dia a dia.

  5. Cerque-se de pessoas positivas
    As pessoas influenciam muito no nosso dia a dia, estar próximo de pessoas negativas e que não estimulam o seu crescimento pode fazer com que você se sinta mal, por isso é essencial que você cultive amizades e relacionamentos que valorizem suas qualidades, que lhe ajudem a crescer e mostrem durante o decorrer da sua vida o quanto é importante tudo o que você faz. Também é possível informar aos seus amigos e familiares que você está trabalhando a sua autoestima e que o apoio deles é muito importante neste novo caminho. 

O importante é você buscar no seu dia a dia o que lhe faz bem e transformar estas coisas em ações diárias para lhe fazer feliz. 


Voltar